Imagem

Imagem

Select Language

sábado, 28 de novembro de 2009

"Ensina-me a viver" ("Harold and Maude")

"Ensina-me a viver" (atenção para o título original "Harold and Maude", há vários outros com o mesmo título e este só se encontra em locadoras "cult") - a comovente e irreverente história de amor entre um jovem saindo da adolescência e uma senhora "no alto dos seus setenta e tantos anos"(veja cenas do filme no final do texto).

Ousadíssimo para a época (o filme é da década de 70), o diretor foi magistral, não deixou a relação do casal num campo platônico, ao contrário, o diretor não poupou nas cenas de beijo na boca e insinuações de sexo entre o peculiar par romântico, cuja química que rola entre os dois personagens é inesquecível, e o filme continua atual até hoje pois desafia os tabus de sempre como idade, sexo, envelhecimento e morte.

O filme é um "cala-boca" nessa contracultura que rola ainda nos dias de hoje, de que só a juventude é capaz de vencer barreiras, e que só é dado aos jovens o direito a felicidade e ao amor, e aos mais velhos só restaria o embotamento físico e mental, a ponto de as pessoas não mais quererem envelhecer, hoje as pessoas estão ficando "marmorizadas", com caras "botocadas", "esculpidas em cera", sem expressão, com as famosas (e não menos ridículas) "bocas de peixe", tal o retoque artificial prá acabar com as factíveis (e antes bem-vindas) rugas.

Nesse filme, ao contrário, quem exala vitalidade, energia e "anarquia" é a personagem setentona Maude, uma sobrevivente dos campos de concentração nazista (sutilmente denunciada por um número tatuado em seu braço) enquanto o jovem e rico Harold é quase um "zumbi", tal a fixação pela morte, que ele ensaia em falsas (e prá lá de hilárias) tentativas de suicídio, com o objetivo de chamar atenção de sua fria e distante mãe. Por motivos totalmente opostos, eles vivem em cemitérios e indo a enterros de desconhecidos, onde acabam se conhecendo.

E a trilha sonora quase exclusiva do Cat Stevens com sua voz envolvente e inconfundível é uma atração à parte - "Don't be shy", "Where do the children play? "On the road find out", "Trouble", "If you want to sing out".

Não deixem de ver "Ensina-me a viver", um verdadeiro ensinamento da importância da vida (e da aceitação do fatídico envelhecimento e da infalível morte) com esse casal e sua estranha mas divertida e irreverente história de amor.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...