Imagem

Imagem

Select Language

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Adeus, Lênin" - filme alemão

No embalo da onda, dado o enfoque da Alemanha na mídia, por conta dos 20 anos da queda do muro de Berlim, aproveito e indico mais esse excelente filme alemão, que começa no período que antecede a derrocada do regime e mostra como a unificação "mexeu" com a vida dos berlinenses.

"Good bye, Lênin" (veja trailer no final do texto) conta a história de um filho que se sente culpado do (provável) infarto que a mãe sofreu (a mãe, uma fervorosa ativista e nacionalista da Alemanha Oriental) ao vê-lo participar de uma passeata anti-socialista. 

Houve complicações e a mãe fica em coma por cerca de oito meses, tempo suficiente para acontecer a queda do muro e a Alemanha Oriental se adaptar ao capitalismo.

Ao se recuperar do coma, para poupar a frágil mãe, o filho resolve forjar a vitória da ideologia socialista, como se nada tivesse mudado naqueles oito meses, para isso vamos assistir a uma série de gags bem boladas e hilariantes. 

O filme tem um pouco de tudo, tem momentos muito engraçados, outros dramáticos, tem homenagem ao cinema europeu (a estátua de Lênin carregada de helicóptero lembra a cena da abertura de "La dolce vita" de Fellini),

mas a grande sacada do filme é o questionamento que ele nos remete, quando percebe-se que a vida mudou pouco para as pessoas daquele local. Sabe-se hoje, 20 anos após a queda do muro, que muitos alemães que nasceram e cresceram do lado leste, a antiga Berlim Oriental, 

sentem nostalgia dos velhos tempos - a chamada "ostalgie", nostalgia do leste - o filme retrata isso muito bem, com o filho tentando forjar o pepino em conserva, o feijão enlatado, produtos típicos  que sumiram das prateleiras com a chegada dos "enlatados" americanos - a saída estratégica do filho prá explicar o anúncio da coca-cola é o máximo.

Há pouco tempo o país voltou a fabricar os velhos produtos pré-unificação (carros, refrigerantes, enlatados) e até camisas T-shirts com o brasão da DDR (sigla do "país extinto").

"Adeus, Lênin" mostra uma visão romântica e saudosista de uma ideologia diferente da nossa, mas no fundo a mensagem que fica é que, não importa se socialista, comunista ou capitalista, o que importa é que, o que todos nós desejamos, sem exceção, é um mundo melhor de se viver. O mundo precisa urgentemente de filmes como esse. Inesquecível.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...