Imagem

Imagem

Select Language

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Documentários imperdíveis

Dicas de documentários imperdíveis - os reveladores e provocantes "The corporation" e "Sicko - SOS saúde". E o sensível e emotivo "A marcha dos pinguins".

O primeiro mostra como, sem percebermos, somos dominados e "engolidos" pelas grandes corporações (como a Coca-cola, o Mac Donald's, as famosas marcas de vestimentas), e como o poder, o dinheiro e o lucro a qualquer preço podem romper a tênue barreira da dignidade e do altruísmo do ser humano. É claro que deixar de consumir num mundo globalizado é quase impossível, mas o documentário consegue convocar o público a adotar o tal do consumismo consciente. Provocante, no mínimo é obrigatório assistí-lo (veja abaixo).

O segundo documentário é do Michael Moore (o mesmo do também excelente "Tiros em Columbine") e discorre sobre os planos de saúde nos EUA e seus auditores corruptos, e como nós médicos éticos somos reféns deles (qualquer semelhança com os nossos planos e auditores é mera coincidência?) e compara o sistema de saúde dos EUA com outros países como Inglaterra, França e Cuba.


Michael Moore com seu humor ácido e irreverente, ao som da voz inconfundível do Cat Stevens cantando "Don't be shy" ao fundo, está imperdível. Moore nos brinda com um discurso "incredible" do Bush sobre ginecologistas/obstetras (mais incrível ainda quando nos lembramos que estivemos à mercê de um pateta,só que letrado (????) como o Bush, e ainda reclamam do nosso semi-analfabeto Lula).


"A marcha dos pinguins" é um documentário francês sobre a luta dos pinguins-imperadores pela sobrevivência, que todo ano atravessam numa longa caminhada até o único local possível para reprodução, no frio gélido da Antártica. O filme é de uma beleza ímpar, e a bela música com a voz quase infantil da cantora francesa 'Emile Simon", acompanhando os pinguins na árdua caminhada, é encantadora e extremamente envolvente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...